A História do Guns N' Roses: A Banda que Conquistou o Mundo com seu Rock e Rebeldia
Descubra a trajetória da banda Guns N' Roses, dos primeiros sucessos à consagração mundial, passando por polêmicas, prisões, separações e triunfos no palco.
5/8/20248 min read


Rock, entretenimento, cultura.
A História da Banda Guns N’ Roses
O ano era 1985 a a cidade era Los Angeles, a cidade de Hollywood, do filmes, do cinema e dos atroz.
A cidade atraia pessoas do mundo inteiro com a promessa de se tornarem os próximos atroz do cinema.
Um rapaz William Bruce Rose, Jr. , conhecido com Axl Rose nascido na cidade de Lafayete o estado de Indina resolveu se aventurar em Los Angeles em busca de fama, mas não no cinema e sim cantando em uma banda de rock.
E se você está procurando camisetas e itens da banda Guns N' Roses acesse nosso links da loja aonde você será encaminhado as páginas de venda seguras do Mercado Livre no link abaixo:


Pouco depois de sua chegada a Los Angeles, Axl se juntou à banda Rapidfire, com quem gravou uma demo com quatro músicas em maio de 1983.
Após a dissolução do grupo, ele se juntou à primeira formação do L.A. Guns antes de formar a banda Hollywood Rose com seu amigo de infância Izzy Stradlin.
Em janeiro de 1984, a banda gravou uma demo de cinco músicas que só foram lançados em 2004 na coletânea The Roots of Guns N' Roses.
Em março de 1985, Axl e seu ex-companheiro de banda L.A. Guns , Tracii Guns formaram o Guns N' Roses através da fusão de suas respectivas bandas: Hollywood Rose e L.A. Guns
O nome nasceu da união dos sobrenomes de seus fundadores: Axl Rose e Tracii Guns.
Depois de várias mudanças de formação, a banda ficou composta como um quinteto.
A formação clássica que marcou a história incluía:
Axl Rose (vocais)
Slash (guitarra solo)
Izzy Stradlin (guitarra base)
Duff McKagan (baixo)
Steven Adler (bateria)


A formação estreou no The Troubadour, em Hollywood e começaram a tocar nos clubes de Los Angeles, em pouco tempo conseguiram uma base de fãs dedicados. Logo, a banda conquistou os palcos da Sunset Strip com seu som cru, energético e perigoso.
A banda atraiu a atenção de várias grandes gravadoras, antes de assinar com a Geffen Records, no inicio de 1986. Em dezembro do mesmo ano, eles lançaram o EP ao vivo de quatro músicas Live ?!*@ Like a Suicide sobre a marca da Geffen com o selo da UZI Suicide.


Appetite for Destruction (1987): o disco que explodiu tudo
Em 1987, o Guns N' Roses lançou seu primeiro álbum: Appetite for Destruction. Com músicas como:
* "Welcome to the Jungle"
* "Paradise City"
* "Sweet Child O' Mine"
O álbum vendeu aproximadamente 30 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 18 milhões apenas nos Estados Unidos, tornando-se o álbum de estreia mais vendido do país e o 11.º mais vendido da história
"Sweet Child O' Mine" foi o primeiro e único single nº 1 da banda na Billboard Hot 100.
O segundo álbum de estúdio, G N' R Lies, de 1988, combinou o EP inicial Live ?!@ Like a Suicide, de 1986, com novas faixas acústicas. O disco atingiu a segunda posição na Billboard 200, vendeu 10 milhões de cópias mundialmente (incluindo cinco milhões nos Estados Unidos) e trouxe o sucesso top 5 "Patience" e "One in a Million".


Fama, excessos e caos nos bastidores
Com o sucesso, vieram os problemas. A banda passou a ser conhecida por brigas internas, abuso de drogas e shows conturbados.
Em 1991, lançaram os álbuns duplos:
Use Your Illusion I
Use Your Illusion II
Eles estrearam, respectivamente, nas posições dois e um da Billboard 200 e acumularam vendas combinadas de 35 milhões de cópias no mundo todo (incluindo 14 milhões nos Estados Unidos). Os discos trouxeram sucessos como "You Could Be Mine" que foi incluida na Trilha sonora do Filme O Exterminador do Futuro 2, versões cover de "Live and Let Die" e "Knockin' on Heaven's Door", "Civil War", além de uma trilogia de ballads "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged", acompanhadas por videoclipes de alto orçamento.
Com hits como:
"November Rain"
"Don't Cry"
"Civil War"
"Estranged"
“Live and Let Die”
"You Could Be Mine"
"Knockin' on Heaven's Door"


Use Your Illusion Tour
Em maio de 1991, ainda sem um álbum para promover, a banda embarcou numa turnê que durou dois anos e meio denominada Use Your Illusion Tour. A turnê incluiu 192 datas em 27 países, com mais de sete milhões de pessoas assistindo aos shows é considerada a "turnê mais longa da história do rock". A turnê se tornou conhecida tanto por seu sucesso como também por muitos incidentes controversos que ocorreram durante shows, incluindo atrasos, xingamentos no palco, e até mesmo tumultos gerados após Axl Rose decidir sair dos palcos e encerrar os shows.
Seu amigo de infância Izzy Stradlin deixou o grupo em novembro de 1991, sendo substituído por Gilby Clarke, Axl Rose pediu e recebeu a propriedade exclusiva do nome Guns N' Roses forçando seus companheiros a abrirem mão do nome da banda.
The Spaghetti Incident?
Em 1993, o grupo lançou The Spaghetti Incident?, um álbum de covers de punk rock e hard rock. Apesar da recepção relativamente positiva, foi o álbum de estúdio com menor desempenho comercial da banda até então e não contou com uma turnê de divulgação. Esse foi o último álbum de estúdio a contar com Stradlin e Matt Sorum, o único com a participação de Clarke e o último a incluir Slash e McKagan.


O Fim da Era Guns!
Sem consultar seus companheiros de banda, Rose demitiu Gilby Clarke em junho de 1994. A tensão entre Rose e Slash após o episódio da demissão de Clarke. Slash finalmente deixou o Guns N' Roses em outubro de 1996, seguido por Matt Sorum, em junho de 1997. Duff McKagan saiu da banda em agosto daquele ano, deixando Rose e Dizzy Reed como os únicos membros da banda remanescentes da era Use Your Illusion.
Um longo silêncio e o retorno com Chinese Democracy
Como essa instabilidade da formação o Guns N' Roses entrou em um iato, Rose desapareceu do público. A banda nunca acabou oficialmente. Rose continuou contratando novos músicos para substituir membros da banda que ou saíram ou foram demitidos. Ao final dos anos 90, ele foi considerado um recluso, raramente aparecendo em público e passando a maior parte de seu tempo em sua mansão em Malibu. Rose disse que passou noites ensaiando e compondo com os vários novos membros do Guns N' Roses, trabalhando no próximo álbum da banda, Chinese Democracy. que chegou a ter mais de 30 faixas gravadas e mais de 80 horas de gravações.
Após anos de mudanças de integrantes e promessas adiadas, Axl Rose lançou o aguardado Chinese Democracy em 2008.
O álbum dividiu opiniões, mas trouxe o Guns de volta à mídia.
Com influências do rock industrial e eletrônico, o álbum teve um custo de produção estimado em US$ 14 milhões, tornando-se o álbum de rock mais caro já produzido na história. Embora tenha estreado na terceira posição na Billboard 200 e recebido críticas geralmente positivas, as suas vendas ficaram abaixo das expectativas do mercado. O álbum foi precedido pela extensa Chinese Democracy Tour, que durou de 2001 a 2011, e devido a problemas internos da banda, resultou em diversos concertos cancelados.


A reunião que ninguém esperava: Slash e Duff voltam
Em 2016, o impossível aconteceu: Axl Rose, Slash e Duff McKagan anunciaram sua reunião. A turnê Not in This Lifetime... foi um sucesso mundial, com ingressos esgotados por onde passaram.
Essa nova formação resultou na turnê Not in This Lifetime, que se tornou uma das mais lucrativas de todos os tempos, arrecadando mais de US$ 584 milhões até o seu encerramento em 2019. Ironicamente, o nome "Not In This Lifetime" (em português: "não nessa vida") remete a uma fala de 2012 de Rose sobre um possível retorno dos membros clássicos à banda.
Como resultado dessa reunião, após 13 anos sem nenhum material inédito de estúdio, a banda lançou as canções "Absurd", "Hard Skool" e a tão aguardada "The General", disponível no lado B do single "Perhaps". Essas gravações marcaram o primeiro material inédito de estúdio do grupo desde 2008 e as primeiras a incluir Slash e McKagan desde o lançamento de "Sympathy for the Devil", em 1994. O grupo vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo, incluindo 45 milhões somente nos Estados Unidos, tornando-se uma das bandas mais vendidas da história.
Guns N' Roses no Brasil: paixão nacional
Turnês anteriores no Brasil:
Rock in Rio (1991): O Guns N' Roses fez sua primeira apresentação no Brasil no Rock in Rio II, no Maracanã.
Turnê de 1992: A banda retornou ao Brasil com shows em São Paulo e Rio de Janeiro.
Rock in Rio (2001): O Guns N' Roses se apresentou no Rock in Rio III.
Rock in Rio (2011): A banda retornou ao festival, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro.
Turnê de 2016: A banda tocou em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Rock in Rio (2017): O Guns N' Roses se apresentou no Rock in Rio.
"Not in This Lifetime... Tour" (2017-2019): A turnê passou pelo Brasil em 2017, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
Turnê de 2022: A banda fez shows em Recife, Goiânia, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, além de uma apresentação no Rock in Rio.
Turnê de 2025:
21 de outubro: Arena Opus, Florianópolis
25 de outubro: Allianz Parque, São Paulo
28 de outubro: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba
31 de outubro: Arena Pantanal, Cuiabá
2 de novembro: Arena BRB Mané Garrincha, Brasília


Legado e influência do Guns N' Roses
Com mais de 100 milhões de discos vendidos e hits eternos, o Guns N' Roses influenciou gerações de músicos e fãs.
Várias bandas citam o Guns N' Roses como influência, incluindo The Dead Daisies, L.A. Guns, Velvet Revolver, Buckcherry, The Bronx, Black Stone Cherry, Skillet, Rival Sons, Volbeat, Halestorm, Alter Bridge, Royal Bloode outras
A banda é símbolo do rock rebelde, visceral e grandioso que marcou os anos 80 e 90 — e continua fazendo história nos palcos até hoje.
Formação mais longa da banda. Da esquerda para a direita: Richard Fortus, Dizzy Reed, Duff McKagan, Axl Rose, Slash, Melissa Reese e Frank Ferrer
Conclusão: por que o Guns N' Roses é eterno?
A história do Guns N' Roses é marcada por glórias, quedas, reencontros e muita atitude. Poucas bandas conseguiram combinar talento, polêmica e presença de palco como eles.
Seja nos fones de ouvido ou nos estádios lotados, o som do Guns segue vivo, potente e inesquecível.


Gostou desse post?
Envie seu comentário ou sugestão par nosso email utilizando o formulário abaixo.
Está procurando uma camiseta do Guns N' Roses?
Entre na nossa loja e veja os modelos disponíveis, clicando nos links você vai ser redirecionado com segurança para o Mercado Livre, aonde você pode efetuar suas compras com tranqulidade e segurança. Link abaixo: